domingo, 21 de fevereiro de 2016

O pecado


 





Pecado é um termo Latino desenvolvido pelo catolicismi romano para se referir a violação de algum dogma cristão.

Se irmos para as Escrituras Hebraicas (Tanakh), o termo pecado não existe, mas sim
חטאת "erro", o termo deriva da primitiva raiz semítica חט, cujo significado é "errar um alvo", a proteção contra חטאת (chatat, erro) é chamada de תורה (Torah, instrução).

Há diversos modos de neutralizar ou apagar uma chatat, estes são:
תשובה (teshuvah, retorno a Torah), תפילה (Tefilah), צדקה (Tzedaqah), זבח חטאת (Zevach chatat), שאילת שליחה (She'ilat selichah).

N
ão há lugar para este homem-endeusado ou semideus.

O cristianismo adotou por "escritura" a pseudo tradução chamada septuaginta produzida por judeus paganizados de Alexandria, isso tornava mais fácil ensinar filosofia e pseudo-ensinamentos aos gregos ignorantes.

Estes judeus helenizados e contaminados pela cultura grega desenvolveram a literatura apocaliptista e a idéia de um messias, pois de fato as Escrituras Hebraicas escrita pelos profetas e Levitas nada dizem acerca dessa mentira tardia chamada "messias ou cristo", pois esta mentira derivou de livros falsos produzidos muitas vezes no Egito.

A literatura apocaliptista e os apocaliptistas advogam que sua literatura é revelada daí o nome apocaliptista. Mas o fato é que não existe nenhum messias prometido no Tanakh Escrituras estabelecidas (canonizadas) por Ezra no século 4 A.E.C.


O "mal" tem diversas causas, algumas são naturais (tsunamis, furacões, etc), outras são causadas pelo homem (assassinatos, roubos, etc), e pelo próprio criador (mal como punição pela rebeldia, [Yeshayah 45.7]. A causa que leva o homem a cometer maldades é chamado nas Escrituras Hebraicas de Yetzer hara (inclinação do mal) que surge no homem ao atingir a juventude (Bereshit 8.21). Toda chatat (falsamente chamado pecado) deriva do yetzer hara, e a morte é parte natural de todo ser vivo, homens, animais, plantas, todo ser vivo morre porque todos os seres vivos foram criados mortais, o homem foi chamado de איש (MORTAL) antes mesmo da existência de qualquer chatat (erro, ou "pecado", Bere'shit 2.23). O termo hebraico Yetzer (יצר) deriva da mesma raiz de Yatzar "formar, moldar" וייצר usado para formação ou moldagem do homem da argila vermelha (Bereshit 2.7), isso demostra que o Yetzer estava no homem desde sua formação, mas que se torna ativo na juventude conforme já demonstrei acima.

O Judaísmo apocaliptista helenizado criou a idéia de "diabo e satanás" em suas literaturas fabulosas, os cristãos adotaram a idéia e a expandiram.

Mesmo nas Trevas (1 Rs. 8:12) “Então falou Shelomô: ADONAY disse que Ele habitaria nas trevas.” (Melakhim Alef/1 Reis 8:12) Muitos se indagam porque as Escrituras dizem que o Eterno habitaria nas trevas. Na realidade, a ideia figurativa transmitida pela frase é a de que a habitação do Eterno não é acessível ao homem, no sentido de que Ele é externo à criação, e nada há na criação que possa servir literalmente de Sua morada. Por outro lado, o Eterno está sempre acessível, não importa em que momento, ou em que lugar. Há quem pense que o Eterno só se manifesta nesse ou naquele ambiente, o que seria atribuir a Ele corporalidade, o que para o pensamento judaico é impossível. Sendo assim, não importa onde estivermos ou quão densas sejam as trevas pelas quais passamos, nada há que te impeça de se ligar a Ele. 5776 - Qol haTorá (www.qol-hatora.org) - Proibida a reprodução sem consentimento prévio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário