Pecado é um termo Latino desenvolvido pelo catolicismi romano para se referir a violação de algum dogma cristão.
Se irmos para as Escrituras Hebraicas (Tanakh), o termo pecado não existe, mas sim חטאת "erro", o termo deriva da primitiva raiz semítica חט, cujo significado é "errar um alvo", a proteção contra חטאת (chatat, erro) é chamada de תורה (Torah, instrução).
Há diversos modos de neutralizar ou apagar uma chatat, estes são: תשובה (teshuvah, retorno a Torah), תפילה (Tefilah), צדקה (Tzedaqah), זבח חטאת (Zevach chatat), שאילת שליחה (She'ilat selichah).
Não há lugar para este homem-endeusado ou semideus.
O cristianismo adotou por "escritura" a pseudo tradução chamada septuaginta produzida por judeus paganizados de Alexandria, isso tornava mais fácil ensinar filosofia e pseudo-ensinamentos aos gregos ignorantes.
Estes judeus helenizados e contaminados pela cultura grega desenvolveram a literatura apocaliptista e a idéia de um messias, pois de fato as Escrituras Hebraicas escrita pelos profetas e Levitas nada dizem acerca dessa mentira tardia chamada "messias ou cristo", pois esta mentira derivou de livros falsos produzidos muitas vezes no Egito.
A literatura apocaliptista e os apocaliptistas advogam que sua literatura é revelada daí o nome apocaliptista. Mas o fato é que não existe nenhum messias prometido no Tanakh Escrituras estabelecidas (canonizadas) por Ezra no século 4 A.E.C.
O "mal" tem diversas causas,
algumas são naturais (tsunamis, furacões, etc), outras são causadas pelo homem
(assassinatos, roubos, etc), e pelo próprio criador (mal como punição pela
rebeldia, [Yeshayah 45.7]. A causa que leva o homem a cometer maldades é
chamado nas Escrituras Hebraicas de Yetzer hara (inclinação do mal) que surge
no homem ao atingir a juventude (Bereshit 8.21). Toda chatat (falsamente
chamado pecado) deriva do yetzer hara, e a morte é parte natural de todo ser
vivo, homens, animais, plantas, todo ser vivo morre porque todos os seres vivos
foram criados mortais, o homem foi chamado de איש (MORTAL) antes mesmo da existência de qualquer chatat (erro, ou
"pecado", Bere'shit 2.23). O termo hebraico Yetzer (יצר) deriva da mesma raiz de Yatzar
"formar, moldar" וייצר usado para formação ou moldagem do homem da argila
vermelha (Bereshit 2.7), isso demostra que o Yetzer estava no homem desde sua
formação, mas que se torna ativo na juventude
conforme já demonstrei acima.
O Judaísmo apocaliptista helenizado
criou a idéia de "diabo e satanás" em suas literaturas fabulosas, os
cristãos adotaram a idéia e a expandiram.
Mesmo nas Trevas (1 Rs. 8:12) “Então
falou Shelomô: ADONAY disse que Ele habitaria nas trevas.” (Melakhim Alef/1
Reis 8:12) Muitos se indagam porque as Escrituras dizem que o Eterno habitaria
nas trevas. Na realidade, a ideia figurativa transmitida pela frase é a de que
a habitação do Eterno não é acessível ao homem, no sentido de que Ele é externo
à criação, e nada há na criação que possa servir literalmente de Sua morada.
Por outro lado, o Eterno está sempre acessível, não importa em que momento, ou
em que lugar. Há quem pense que o Eterno só se manifesta nesse ou naquele
ambiente, o que seria atribuir a Ele corporalidade, o que para o pensamento
judaico é impossível. Sendo assim, não importa onde estivermos ou quão densas
sejam as trevas pelas quais passamos, nada há que te impeça de se ligar a Ele. 5776 - Qol haTorá (www.qol-hatora.org) - Proibida a reprodução sem
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