quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O que seria tsedakah?!



O que seria tsedakah?!

E quando devemos praticá-la?

Perguntas difíceis estas, diante da sua importância!

O judaísmo ampliou a mitzvah da tsedakah para a categoria ainda mais nobre denominada "guemilat chessed" (que são os atos de beneficência ou de amorosa bondade)!

Os rabinos ensinam que guemilat chessed é mais abrangente do que tsedakah, e caracterizou em três formas;

A primeira, tsedakah que é cumprida com dinheiro, esse ato é praticado por pessoas, ao passarem tempo com um doente, erguerem os deprimidos e fazerem os outros sentirem que são importantes; o segundo, que é dado somente aos pobres, esse ato pode ser feito tanto por um pobre, quanto por um rico, ao consolar aqueles que estão de luto, confortar aqueles que sofrem ou ser amigo dos solitários ou espiritualmente carentes, mesmo que sejam abençoados financeiramente, aumenta seus méritos quando ajuda alguém sem que a mesma saiba; e por fim, que é dada somente para os que estão vivos; pois o ato de guemilat chessed dirige-se tanto aos vivos, quanto aos que se foram, no sentido de preparar um enterro de forma adequada, assistir a um funeral, visitar a sepultura de um amigo ou um membro da família!

Rab Horold Kushner, escreveu da seguinte forma: "se as pessoas perceberem que o judaísmo não é uma questão de obedecer ou de agradar a H’’Shem, mas de transformar o mundo através de momentos simples de santidade de modo que nossas vidas façam a diferença neste processo, então viver judaicamente não será mais uma obrigação: passará a ser uma resposta irresistível a uma das questões mais difíceis da vida!"

Portanto, é mais do que caridade, isso provavelmente explica por que o Talmud conclui que "caridade é tão importante quanto todos os demais mandamentos combinados"; mesmo que declare esta lei notável, o Talmud usa uma palavra em hebraico que deixa claro que o judaísmo de fato não aceita a noção de "caridade"; estive investigando a cerca do que significa a palavra e do seu surgimento, e notei, que a caridade vem da palavra latina charitas, que significa "grande respeito" ou "amor", carrega a ideia de fazer algo mais do que sua obrigação, sendo um gesto nobre, um ato que vem do coração, de valor louvável, pois é completamente voluntario; entretanto, não é isto o que o conceito judaico de tsedakah quer dizer!

Tsedakah é, literalmente, justiça e correção; não é somente uma boa ação a ser feita, mas uma necessidade, uma exigência, uma obrigação e uma mitzvah (mandamento)!

Existe uma diferença entre doar em caridade e tsedakah é profunda: sob a perspectiva da caridade, aquele que doa é muito elogiado e aquele que não doa apenas se omite de realizar um gesto nobre; pelo conceito de tsedakah, o doador faz a sua obrigação; aquele que deixa de fazê-lo é culpado de uma grave transgressão que o faz espiritualmente indigno de sua riqueza!! É por isso que há tantos relatos de judeus pobres que aceitam doações sem qualquer constrangimento!! Concluindo essa ideia, o cumprimento de uma mitzvah, ou mandamento religioso, é precedido por uma benção!! Os rabinos perguntam: "Por que não há nenhuma benção que precede o ato de dar em caridade??" e eles mesmo respondem: "Porque dirigir antes palavras a D’’us fará com que se demore mais para ajudar um ser humano necessitado, pois H’’Shem pode esperar; uma pessoa carente, não!!" Bom, essa é a mensagem que deixo para todos vocês, no yom kipur também deve-se cumprir essa grande mitzvah, verifiquem dentro de si se estão cumprindo a tsedakah, e fazendo esse ato de nobreza para com aqueles que necessitam!

Meu desejo é que o nome de todos sejam escritos e selados no livro da vida

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